Obesidade doença ou falta de controle!

 

Vitimas da obesidade!

 Ontem vi um programa com a minha família na TV a cabo, que mexeu muito comigo e me vez postar sobre obesidade vi que precisava mudar algum hábito alimentar que podem nos trazer mal não só a nos como a quem amamos.
Esse jovem que esta na foto estava no programa de ontem e por causa dele que estou escrevendo, o programa era feito em um hospital as pessoas mandavam vídeos para o Doutor que analisava junto com o programa (tipo um reality show) mais diferente dos BBB, FAZENDAS e outros. Porque esse ajudava as pessoas a serem felizes novamente.
O que mais me chamou atenção é a importância dos pais nesses casos, especificamente no caso desse jovens a mãe tinha um papel negativo no estado desse jovem de 20 anos. 
A mãe tinha perdido um filho recentemente e sentindo a perda pelo filho colocou todo aquele sentimento para vida do filho que estava vivo. Dando toda a atenção e o tratando como um bebê que a todo tempo necessitava de atenção assim o jovem passou há fica mais tempo na cama comia todo o tempo não praticava esporte e nenhuma atividade física.
Sua mãe criou uma vida cômoda para ele e também para ela, O jovem foi aceito pelo programa chegou com 500 kilos é isso mesmo meia tonelada, Passou por algumas intervenções cirúrgicas para reduzir o seu peso. Mais a grande questão é não é só uma cirurgia que mudaria a quele quadro, Dependeria do jovem e de sua mãe.
O primeiro passo era tira o jovem da quela rotina que vivia (TV a cabo, Xbox, DVD, comida a todo o momento, e a superproteção da mãe) ele tinha que reduzir seu peso para 220k para poder fazer a cirurgia de redução de estomago, Mais o que ficava bem claro é que a tarefa seria mais difícil do que parecia por que o jovem relutava em fazer os exercícios diários como caminhar e cumprir o cronograma que a equipe médica tinha passado.
Chegou o grande dia de ir para casa, o jovem si compromete em realiza os exercícios diários, Dois messes depois ele continuava na sua vida de sempre sua mãe por vez continuava a falar que queria ver o filho curado mais mesmo sem o filho quere ela ficava o tempo todo oferecendo comida e preparando tudo para que ele tivesse uma vida sem esforço colocando até uma geladeira no seu quarto para que ele não precisasse andar até a cozinha. Ele sempre dava desculpa para não ir as revisões dizia que estava sempre indisposto remarcando por varias vezes não deixando alternativa aos médicos em ir a casa dele de surpresa descobrindo que ele não tinha emagrecido. Conversando com sua mãe o médico e uma psicóloga notou que o ambiente familiar estava prejudicando o desenvolvimento do jovem.
No hospital ficava cada vez mais comprovada o quanto o ambiente familiar que ele vivia o fazia mal, ele não queria fazer os exercícios pedia para ir para casa o tempo todo agia como um bebê da mesma maneira que ele era tratado por sua mãe. Os médicos juntamente com a psicóloga tomaram uma medida drástica resolveram mantelo no hospital até que ele chegasse a 220K e depois realiza a cirurgia de redução de estomago e depois internalo nua clinica de reabilitação para pessoas obesa que só o aceitaria com 180K.
O segundo passo era trata a mãe do jovem (o que mais me chamou a atenção é que muitas das vezes temos que ser confrontado com a nossa própria verdade) Eles perguntaram de quem era a culpa por ele não diminuir seu peso ela disse minha! e pediu para ele ir para casa que seria diferentes dessa vez eles disseram não para ela. Ela chorava muito e dizia que não podia viver sem ele já que tinha perdido o outro filho e que da quela maneira que ele estava ela sempre poderia cuida dele, médico disse dessa maneira você esta matando seu filho mais rápido.
Talvez o nosso primeiro julgamento seria de condena aquela mãe mais será que de alguma maneira não somos assim com nossos filhos, dando muita comida durante o dia os alimentamos de maneira incorreta muitas batatas fritas, hambúrguer, refrigerante, cachorro quente e outras comidas que nos leva a obesidade. Como tudo isso com controle é possível sim mais é melhor dois que uns dois copos grande de refrigerante é delicioso é assim que sentimos. Crianças que passam o dia todo jogando vídeo game vendo TV passando horas no computador sem querer ter uma vida social. Si você nota isso com seu filho é porque uma luz amarela si acende dizendo você precisa de ajuda procure médicos, psicólogos que poderá ti ajudar, esse jovem não nasceu obeso ele foi ficando obeso é sempre tempo de mudar mais para isso os pais precisam mudar seu hábito alimentar tenha uma família saudável praticando atividades esportivas.
Foi necessário ela colocar o que estava sentindo para que você ajudada, também o cordão umbilical foi cortado naquele momento mais precisamos de mais atitude para que a boa intenção sai do pensamento e vire realidade.
O seu primeiro passo foi arruma um emprego jogou tudo aquilo que estava trazendo a morte para seu filho fora mudou a rotina dela e da sua casa. Depois dois messes e meio o jovem voltou para casa ele entendeu que tinha que mudar seus hábitos a mãe sabia que amaneira que ele seria tratado seria o diferencial na sua recuperação ela diz que arrumou um emprego e que ele tinha que fazer tudo sozinho o rapaz passou a caminha e ajudar nas tarefas da casa isso vez com que ele entendesse que poderia chegar mais longe e foi isso que ele vez passou a sair de casa caminhar sentiu que existia uma vida além da cama e de sua casa.
No final do programa ele já estava com 200k si aproximando do de peso de 180k para que podes se ser colocado na reabilitação.
Não a limite para conseguimos o que realmente queremos, Sonhos é feito para serem realizado tira do pensamento e colocar em nossa realidade pode demora um pouco para conseguimos o nosso objetivo mais não é hora de para pense nisso!

Escritor: Washington Lima


Cuidados

  • Não deposite as esperanças do tratamento apenas no medicamento, pois o resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física)
  • Com o tempo o medicamento pode passar a perder o efeito. Se isso ocorrer, consulte seu médico e nunca aumente a dose por conta própria
  • Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas de emagrecimento rápido e fácil
  • Não compre medicamentos pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza
  • Clínicas e consultórios não podem vender medicamentos. O paciente tem a liberdade de escolher a farmácia de sua confiança para comprar ou manipular o medicamento prescrito
  • Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar não si esqueça que esse blog é para honra e glória do nosso Deus!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.